A ação será às 19h, no Solar dos Mellos, com roda de conversa ao final

Haverá panfletagem ao longo da orla, visando a conscientização e combate ao assédio, importunação sexual e outros tipos de violência...
28/01/2026
A ação será às 19h, no Solar dos Mellos, com roda de conversa ao final

A desconstrução de estereótipos que ainda permeiam a vida de muitos brasileiros com deficiência é um dos temas abordados no curta-metragem “Dicas de Convivência”, produção baseada no Manual de Convivência, do Instituto Mara Gabrilli, que será exibido no Solar dos Mellos, nesta terça-feira (09), às 19h. O evento faz parte da programação do Cinema Comentado e celebra o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. A ação é da Coordenação-Geral de Políticas para PCD, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária em parceira com a Secretaria de Cultura.
Com direção e roteiro de Dulce Queiroz (jornalista do núcleo de Documentários da TV Câmara), ilustrações: Daniel Carvalho, animação de Tiago Keise e consultoria de Mara Gabrilli, a produção da TV Câmara traz, ainda, os seguintes temas: como abordar corretamente pessoas com deficiência visual e seus cães-guia; de que forma oferecer ajuda sem invadir espaços ou assumir limitações inexistentes e a importância do uso adequado de termos, gestos e atitudes que reforçam o respeito.
A coordenadora, Caroline Mizurine, explica que o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência foi estabelecido em 1999 e é importante fomentar oportunidades para que o público, em questão, seja visto e, consequentemente, incluído com respeito e dignidade.
“A acessibilidade para o cadeirante, não é a mesma acessibilidade para a comunidade surda, não é a mesma acessibilidade para quem tem autismo… São coisas diferentes. Então, tudo vai de acordo com a necessidade do público-alvo. O Curta no Museu é uma parceria com a Secretaria de Cultura. Logo após, teremos uma roda de conversa com representantes de organizações da sociedade civil”, explica a coordenadora.

Haverá panfletagem ao longo da orla, visando a conscientização e combate ao assédio, importunação sexual e outros tipos de violência...

Na sexta-feira (30) quem sobe ao palco às 20 horas é a banda Madame Escarlate. No sábado, Geraldo Azevedo às...
